Mudança Climática: "Brasil supera compromisso dos países desenvolvidos", diz Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores também afirma que o governo presa por "mecanismos de transparência" e que trabalha para "bem-estar do povo"

Foto: Luiz Fernandes/WWF
Escrito en POLÍTICA el

Tratado como pária na COP26, a Conferência mundial sobre mudança climática, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, afirma que o Itamaraty trabalha com três eixos prioritários: "resposta à pandemia, a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável".

Em texto publicado na Folha, França passa a impressão de que se trata de outro governo, ao afirmar que a gestão para a qual presta serviço está empenhada "para que, na Conferência de Glasgow, a COP26, alcancemos entendimentos que permitam o pleno cumprimento dos objetivos da Convenção-Quadro sobre Mudança Climática e do Acordo de Paris".

"À luz de nossas responsabilidades comuns, porém diferenciadas, estamos entre os países mais engajados no enfrentamos do problema climático", disse.

Inpe não vai mais divulgar dados de queimadas, determina Bolsonaro

Desmatamento e queimadas: crimes contra a natureza e a vida humana que seguirei denunciando

Ignorando as constantes queimadas e péssima atuação do Ministério Ambiente no combate ao desmatamento das florestas brasileiras, o ministro também afirma que o Brasil "supera, em ambição, os compromissos da maioria dos países desenvolvidos, ainda que nossa responsabilidade histórica seja menor".

Por fim, França declara que o governo favorece "uma estrutura de governança transparente, de modo a assegurar a integridade das transações".

"Estamos determinados a manter o engajamento da diplomacia brasileira nas negociações sobre clima, tendo sempre presente o bem-estar de nosso povo".

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.