Bolsonaro se reúne com Valdemar Costa Neto e acerta data de filiação ao PL

Filiação do presidente ao partido do centrão deve acontece ainda no mês de novembro; Bolsonaro deve concorrer em 2022 pela legenda

Presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, se reuniram nesta quarta-feira (10) para definir a data em que o mandatário vai compor a fileiras do partido do centrão. A filiação de Bolsonaro ao PL será no dia 22 de novembro.

Segundo informações da assessoria do PL, Bolsonaro e Valdemar Costa Neto confirmaram a data durante encontro realizado no Palácio do Planalto. Com isso, o presidente deve concorrer à reeleição pelo partido em 2022.

Na segunda-feira (8), Bolsonaro já falava que estava 99% fechado com o PL. “Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, disse à CNN.

O acerto de Bolsonaro com o PL passa também pelo PP, de Lira. A legenda, que teve Bolsonaro como deputado por um longo período, deve ocupar a vice-presidência nas eleições de 2022. Os partidos chegaram a cogitar uma federação partidária para lançar o mandatário.

Quem é Valdemar da Costa Neto, presidente do PL?

Em vídeo divulgado nas redes sociais no fim de outubroValdemar Costa Neto prometeu que a legenda irá “desempenhar um papel de maior protagonismo no contexto da política nacional” nas eleições de 2022 e reforçou publicamente convite de filiação para Bolsonaro, seus filhos e apoiadores. Terceiro maior partido da Câmara, atrás de PSL e PT, o PL se aproximou de Bolsonaro junto de outros partidos do centrão e possui um ministério, a Secretaria de Governo, ocupada por Flávia Arruda (PL-DF), e o comando do Banco do Nordeste.

Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do mensalão, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto se sentou ao lado das principais autoridades presentes na cerimônia de posse de Arruda: Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, que também tomou posse.

Valdemar Costa Neto foi condenado a sete anos e dez meses de prisão. Depois de cumprir dois anos e meio da pena, em 2016, recebeu indulto do Supremo Tribunal Federal (STF).