Lula se aproxima de vitória no primeiro turno e Moro supera Ciro, diz pesquisa Quaest

No segundo turno, petista venceria os demais adversários. Ele lidera contra Bolsonaro em todas as regiões do Brasil

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto nas eleições presidenciais de 2022, contra 21% do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), excluindo nulos e brancos. Dessa forma, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pela Genial/Quaest, Lula se aproxima da vitória no primeiro turno - contando votos válidos, ele teria 56%.

O levantamento mostra, ainda, Sergio Moro - que se filiará nesta manhão ao Podemos - na frente de Ciro Gomes (PDT), que colocou sua pré-candidatura em suspenso. O ex-juiz tem 8% dos votos, enquanto o ex-ministro, 6%.

Em seguida, vem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Felipe d’Avila (Novo) não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 10%, e 4% dos eleitores se declararam indecisos.

Em um segundo cenário sem Doria e com Eduardo Leite (PSDB), Lula também sai na frente com 47%, seguido por 21% de Bolsonaro. Depois, aparecem Sergio Moro (8%); Ciro Gomes (7%); Rodrigo Pacheco (1%) e Eduardo Leite (1%). Felipe d’Avila não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 10%, e 4% dos eleitores se declararam indecisos.

O petista lidera as intenções de voto contra Bolsonaro em todas as regiões do país, com uma distância de 47% no Nordeste e 8% no Centro-Oeste - o mais apertado.

Lula venceria todos os adversários no 2º turno

Foram feitas seis simulações de segundo turno, e Lula venceria em todas. No primeiro cenário, com 57% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Já no segundo, em uma eventual disputa com Moro, teria 57% das intenções de voto, ante 22% do ex-juiz.

Contra Ciro, Lula venceria com 53% contra 20% e, em uma eventual disputa com Eduardo Leite, sairia na frente com 57% ante 14% do tucano. No quinto cenário, contra Doria, o petista lidera com 58% das intenções de voto, enquanto o governador paulista tem 13%. No sexto e último cenário, numa eventual disputa entre Lula e Rodrigo Pacheco, Lula aparece com 59% das intenções de voto contra 12% do senador. 

Em uma pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções de candidatos, 49% dos entrevistados afirmam estarem indecisos, 6 pontos percentuais a menos do que o índice registrado na última pesquisa, feita em outubro.

Lula subiu 7% em relação ao levantamento anterior e aparece com 29% das intenções de voto. Enquanto isso, Bolsonaro caiu 1% e tem 16%. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 4%; 2% disseram que devem escolher outros candidatos e 1% declarou que votaria em Ciro Gomes.