O Anti-Moro: presidente da OAB quer ser o candidato antítese do ex-juiz

Felipe Santa Cruz procurou o partido União Brasil e se ofereceu para o ser o nome da legenda ao Palácio do Planalto

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB (Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que sempre foi um crítico contumaz dos métodos de Sergio Moro, ofereceu o seu nome ao União Brasil, partido que surge da fusão entre o DEM e PSL, para disputar o Palácio do Planalto.

Porém, mais do que um novo nome da "terceira via", Santa Cruz quer ser o candidato anti-Moro e, a sua decisão de disputar o Palácio do Planalto teria acontecido após assistir ao discurso de Moro no ato de filiação ao Podemos.

Anterior às conversas com o União Brasil, Santa Cruz estava negociando com o PSD uma provável candidatura ao governo do estado do Rio de Janeiro e já tinha o apoio do prefeito da capital carioca, Eduardo Paes (PSD).

Moro ignora mulheres, negros e LGBT em discurso

O discurso de filiação do ex-juiz Sergio Moro no Podemos deve ser observado por algumas lacunas gritantes, entre elas, o fato de que Moro, que se vendeu como alguém que vai defender a Justiça para todos os cidadãos, não falou sobre os direitos e as violências contra as mulheres, LGBT e pessoas negras no Brasil.

Pelo contrário, ao longo de seu discurso defendeu a chamada “guerra às drogas”, que no Brasil mata, diariamente, jovens negros. Se gabou de ter “combatido o tráfico de drogas”, mas foi incapaz de falar da violência contra as mulheres no Brasil.

Afirmou que se coloca à disposição dos brasileiros para construir uma país mais justo, mas, pelo visto, nesse país que ele sonha não existem LGBT, visto que foram ocultados do seu sonho de Brasil, sendo que este é o país que mais mata lésbicas, gays, bissexuais, trasvestis e transexuais no mundo, segundo a ILGA e o GGB.

Além disso, em momento algum, Moro, que se vende como o arauto da Justiça, não falou especificamente os casos de feminicídios no Brasil, que tem um dos piores índices do mundo.