União contra Bolsonaro: Marta Suplicy reata amizade com Rui Falcão (PT) após jantar em SP

Ex-prefeita estava afastada do deputado desde sua saída do PT e, em jantar na casa do advogado Marco Aurélio de Carvalho, se comprometeu em ajudar Lula e o partido a derrotar Bolsonaro

Rui Falcão e Marta Suplicy reatam amizade (Arquivo pessoal)
Escrito en POLÍTICA el

Marta Suplicy, atualmente secretária de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, está se reaproximando do PT. Ela saiu do partido em 2015, se filiou ao MDB, depois ao Solidariedade e, atualmente, está sem legenda. De lá para cá, ela havia rompido relações com petistas e, inclusive, com um velho amigo, o deputado federal e ex-presidente da legenda Rui Falcão (PT-SP). Isso mudou, no entanto, na noite desta sexta-feira (12).

Marta participou de um jantar na casa do coordenador do Grupo Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, com Rui Falcão. No encontro, a ex-prefeita da capital paulista e Falcão, que foi seu secretário de Governo, reataram a amizade. Segundo informações apuradas pela Fórum, a ex-petista teria se comprometido a ajudar o PT e o ex-presidente Lula a derrotar Jair Bolsonaro na próxima eleição.

Marco Aurélio de Carvalho, que é amigo de ambos há mais de 20 anos, relatou à Fórum que os dois têm a perspectiva de trabalharem juntos para derrotar o bolsonarismo e "reconstruir o Brasil". "Uma conversa agradável, pensando no melhor para o país", afirma.

Rui Falcão, Marta Suplicy e Marco Aurélio de Carvalho (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de, nos últimos anos, ter se afastado do PT, Marta sempre se mostrou solidária ao ex-presidente Lula e se posicionava contra sua prisão. Em 2014, a ex-prefeita foi uma das principais defensoras da ideia de que, ao invés do PT lançar Dilma Rousseff à reeleição, Lula fosse o candidato.

"Lula é o que mais agrega"

Em entrevista recente à Veja, Marta afirmou não acreditar na viabilidade de uma "terceira via" na próxima eleição presidencial e sinalizou que vai apoiar Lula.

“O que mais agrega e que mais bagagem e experiência tem, é o Lula. Não dá pra comparar com o restante. São boas pessoas, têm boas qualidades, mas nenhum tem a estatura do Lula. E principalmente o fator agregador, porque o brasileiro não aguenta mais baixaria e radicalismo”, disse ex-petista.

Depois de mais de 30 anos de vida política – a maior parte no PT -, Marta afirma que não vai disputar cargo na eleição do ano que vem.