Deputados pedem informações sobre gastos de Bolsonaro na “farra em Dubai”

O líder do PT na Câmara, Bohn Gass, e Rogério Correia querem que o governo divulgue todos os gastos com a comitiva que acompanhou Bolsonaro ao Oriente Médio

Hotel onde Bolsonaro ficou hospedado em Dubai - Foto: Reprodução/Habtoor Palace Dubai
Escrito en POLÍTICA el

Os deputados federais Elvino Bohn Gass (PT-RS), líder do partido na Câmara, e Rogério Correia (PT-MG) protocolaram requerimento de informações. O objetivo é que o Palácio do Planalto divulgue todos os gastos com a comitiva de Jair Bolsonaro ao Oriente Médio.

O presidente levou esposa, filhos e uma imensa comitiva de agentes públicos e privados, em uma “missão oficial internacional", que começou no dia 13 e termina nesta quinta-feira (18).

O requerimento foi encaminhado ao general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O “trem da alegria” de Bolsonaro conta com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro, os ministros Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores), os secretários Flávio Rocha, de Assuntos Estratégicos, e Mário Frias, da Cultura, além do ex-senador Magno Malta (PL-ES), sem cargo público desde 2018, e o desembargador e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes), Marcelo Buhatem.

“A viagem a Dubai foi realmente o fim de festa do governo Bolsonaro. Virou #MamataEmDubai, que bombou no Brasil e no mundo todo. É impressionante aquela comitiva. Fizemos um requerimento para saber quem foi, por que foram convidados, qual o tamanho dessa farra em Dubai, quem está pagando, de quem são os cartões corporativos ou o cartão corporativo, quem pagou a passagem”, afirmou Rogério Correia.

O deputado questionou o que chama de “coisas muito estranhas”. “Tem um desembargador carioca que está lá, Marcelo Buhatem, que anulou o processo do filho do Bolsonaro, o Flávio Bolsonaro, no caso das rachadinhas. Foram fazer de tudo lá, menos servir ao Brasil”.

Parlamentares querem saber sobre gastos com diárias, locomoção, hospedagem e cartões corporativos

O deputado Bohn Gass ressaltou a falta de transparência do governo. “Até a Lei de Acesso à Informação (LAI), que amanhã completa dez anos, tem sido atacada frontalmente. Tudo tem sido feito para destruir as conquistas democráticas alcançadas desde 1985 e, sobretudo, com a Constituição Cidadã de 1988”.

O líder do PT afirmou, ainda, que Bolsonaro “destruiu nossa economia e afastou investidores. E agora, no apagar das luzes do seu governo, tenta desesperadamente reverter sua desastrosa gestão e promove uma farra com recursos públicos na viagem às arábias”, disse.

“Queremos saber, minuciosamente, quais foram os gastos com diárias, locomoção, hospedagem e, também, o total despendido com cartões corporativos. A sociedade brasileira tem o direito de saber como os recursos pagos pelos contribuintes foram utilizados pela comitiva presidencial”, acrescentou Gass.

Veja a íntegra do requerimento de informações: