Lula diz que busca recuperar confiança no país: "Brasil não se resume a seu governante"

"Neste planeta que compartilhamos, o futuro da humanidade precisa ser construído com diálogo e não autoritarismo, com paz e não com violência; com mais livros e não mais armas", disse Lula, que se encontra com chefes de estado da França e Espanha

Lula em palestra na Science Po, em Paris (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Recebido como estadista por chefes de estado e lideranças políticas e sociais na Europa, o ex-presidente Lula afirmou que busca "recuperar a confiança no Brasil" em sua viagem ao velho continente.

"Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil", tuitou o ex-presidente na manhã desta quarta-feira (17).

https://twitter.com/LulaOficial/status/1460904538567843846

Lula foi ovacionado em palestra realizada no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), na França, nesta terça-feira (16).

"Neste planeta que compartilhamos, o futuro da humanidade precisa ser construído com diálogo e não autoritarismo, com paz e não com violência; com mais livros e não mais armas", escreveu o presidente na rede após o discurso em que comemorou 10 anos como primeiro latino-americano a receber título doutor honoris causa pela instituição.

Encontros com chefes de Estado

A partir desta quarta-feira (17), a agenda de Lula na Europa, que vem sendo ignorada pela mídia liberal no Brasil, vai incluir chefes de Estado.

O ex-presidente terá reuniões com Emmanuel Macron, presidente francês que é desafeto de Bolsonaro, e com Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha.

Antes, na Alemanha, Lula já havia se reunido com Olaf Scholz, social-democrata que ganhou a última eleição no país e que, nos próximos meses, deve ser declarado o novo chanceler no lugar de Angela Merkel, e logo que chegou a Paris almoçou com a prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

“Tive um encontro com o companheiro Olaf, que vai ser o futuro chanceler da Alemanha, pra discutir um pouco o futuro de um acordo entre América Latina e União Europeia. Amanhã vou encontrar o presidente Macron, e vou discutir esse mesmo assunto porque sei o papel da França e o papel do Brasil. E depois vou conversar com o primeiro-ministro da Espanha”, declarou o petista no Sciences Po.

Valores progressistas para a recuperação Pós-Covid

Nesta quinta-feira (18), Lula será o palestrante principal do seminário "Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19" em Madrid, na Espanha.

A importância dos valores progressivos para a recuperação pós-COVID19 e para enfrentar os desafios globais do século 21 realizada pela Casa de América, consórcio público que tem como objetivo estreitar os laços entre a Espanha e países do continente americano.

Lula falará sobre "a importância dos valores progressistas para a recuperação pós-Covid-19 e para enfrentar os desafios globais do século 21".

A palestra terá como comentarista o ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.

Temas