Lula receberá prêmio na França por seus feitos como presidente

Revista francesa destaca que o ex-mandatário voltou a ser uma esperança para os brasileiros diante do trágico governo de Jair Bolsonaro

Lula segue na liderança em pesquisa eleitoral (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Durante viagem que fará a Europa para se encontrar com lideranças mundiais, o ex-presidente Lula vai receber uma premiação de uma revista francesa por sua atuação política.

No dia 17 de novembro, a revista Politique Internationale, da França, concederá o Prêmio Coragem Política 2021 ao ex-mandatário em razão de seus feitos como presidente do Brasil entre 2003 e 2011.

A revista diz que as gestões de Lula são “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, ressaltando que, na sua gestão, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza.

A escolha se deu também porque, segundo a publicação, Lula “volta a encarnar a esperança aos olhos de uma grande maioria dos seus compatriotas, decepcionados com a gestão de Bolsonaro”.

O Prêmio Coragem Política é distribuído pela revista desde 1981, sempre que reconhecem em alguma personalidade as qualidades necessárias a uma liderança. A premiação já foi concedida ao papa João Paulo II; aos prêmio Nobel da Paz Anouar el Sadate, ex-presidente do Egito, e Frederik De Klerk, ex-presidente da África do Sul.

Lula internacional

O ex-presidente embarca para a Europa na primeira quinzena de novembro. À Fórum, a assessoria de imprensa de Lula confirmou que, no roteiro, estão passagens por França, Bélgica, Alemanha e Espanha e que a viagem deve durar em torno de 10 dias.

A viagem acontece poucos dias depois do vexame internacional protagonizado por Bolsonaro na Itália durante a cúpula do G20.

Temas