"Fato grave", diz Gleisi sobre voto de Rogério Carvalho a favor do orçamento secreto

Contrariando a orientação do partido, Carvalho votou a favor da Resolução do Congresso sobre o Orçamento Secreto, que foi aprovada por 34 a 32 votos no Senado.

Senador Rogério Carvalho (Foto: Senado Federal)
Escrito en POLÍTICA el

Único integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) a votar a favor do orçamento secreto, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi duramente repreendido pela presidenta nacional da sigla, Gleisi Hoffmann (PT-PR) que, em nota, considerou o "fato grave".

"O voto isolado do senador é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país", diz o texto, publicado no site do PT.

Carvalho votou a favor da Resolução do Congresso sobre o Orçamento Secreto, que foi aprovada por 34 a 32 votos no Senado na noite desta segunda-feira (29), contrariando a orientação do partido.

"O PT defende a transparência, a publicidade e a responsabilidade com o país na destinação de emendas orçamentárias, na mesma linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo ao relator do Orçamento dispor de recursos bilionários para distribuir aos parlamentares", diz ainda a nota - leia a íntegra ao final do texto.

Em sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira (30), Carvalho afirmou que votou a favor da proposta em defesa da "autonomia do Legislativo".

“Eu sou contra, mas no mérito da mesa não podia deixar de ter uma posição em defesa do Congresso Nacional, que tem sua autonomia para fazer o orçamento. Se a forma como esse orçamento foi definido e como vai se dar a execução está na lei, e eu fui derrotado como membro da mesa no Senado, caberia a mim ter a coerência na defesa da institucionalidade do Congresso”, disse o parlamentar.

Para o senador, “não era questão de mérito” ou de “acreditar ou não em um modelo de execução orçamentária, mas sim de defender a autonomia do Legislativo em relação a outros poderes”.

“Temos que ter a clareza e a necessidade de defender o que foi deliberado por unanimidade nesse Senado. Queria deixar claro aqui que a minha posição na votação de ontem não foi em favor do mérito, mas em favor da autonomia", disse.

Nesta manhã, o PT lançou uma nota esclarecendo que a orientação da sigla foi de obstrução e voto contrário, e que a posição de Carvalho “é de caráter pessoal, pela qual deve se manifestar”.

"A orientação do Partido dos Trabalhadores foi de obstrução e voto contrário ao orçamento secreto. A posição do senador Rogério é de caráter pessoal, pela qual deve se manifestar".

https://twitter.com/ptbrasil/status/1465615331490152454

Leia a nota na íntegra

Voto de senador no orçamento secreto é grave e contraria o PT

O voto do senador Rogério Carvalho a favor da Resolução do Congresso sobre o Orçamento Secreto contrariou a orientação da bancada do PT no Senado, além das posições conhecidas da direção partidária.

O PT defende a transparência, a publicidade e a responsabilidade com o país na destinação de emendas orçamentárias, na mesma linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo ao relator do Orçamento dispor de recursos bilionários para distribuir aos parlamentares.

Denunciamos e combatemos o orçamento secreto pelos danos que causa ao país e ao equilíbrio democrático, em sintonia com o sentimento da sociedade. A Resolução aprovada ontem volta-se contra esses princípios constitucionais.

O voto isolado do senador é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Brasília, 30 de novembro de 2021