PEC dos Precatórios: PSB mantém voto contra e promete "esforço concentrado" para virar votos

"É um escândalo como nunca se viu na história do Brasil", disse o deputado Bira do Pindaré (PSB) ao comentar sobre qual é a posição do partido sobre PEC dos Precatórios

Bira do Pindaré afirma que PSB votará contra Precatórios | Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O PSB vai manter sua posição contra a PEC dos Precatórios, ou PEC do Calote. O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), que tem atuado na articulação da bancada durante a votação do projeto, afirmou que há um esforço concentrado para reverter os voto favoráveis que alguns socialistas deram ao texto.

"O PSB está mantendo a sua posição contrária a PEC 23, a PEC do Calote. Sabemos que essa posição não conseguiu mobilizar 100% da bancada mas estamos fazendo um esforço concentrado para que convença cada um dos parlamentares pela posição majoritária do partido, que a posição mais correta", disse Bira do Pindaré em vídeo enviado ao Jornal da Fórum.

O parlamentar do PSB disse ainda que a PEC dos Precatórios "é uma excrescência, um absurdo gigante contra República Brasileira". Pindaré afirma que o objetivo do texto não é pagar o Auxílio Brasil: "Não precisa de emenda constitucional para isso. O Bolsa Família funcionou esse tempo todo sem nunca ter precisado de alterar constituição muito menos de ter dado calote do povo".

"O que nós queremos é garantir que as pessoas sejam respeitadas e que esses recursos dessa chamada 'folga fiscal' não caiam no escândalo que é o orçamento secreto, que a gente sabe que serve para comprar votos no parlamento brasileiro e também a tentativa do Bolsonaro de comprar eleição em 2022. É por isso que nós somos contra essa PEC 23, essa PEC do Calote, que é um escândalo como nunca se viu na história do Brasil", declarou.

Bolsonaro pode sofrer derrota

A votação em segundo turno, que deve ocorrer nesta terça, segue indefinida já que partidos como PDT e PSB prometem retaliação a deputados que voltarem a votar a favor da proposta defendida por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou na tarde desta terça-feira (9) que a sigla entrou em um consenso e conseguiu reverter o voto de 11 dos 15 deputados da sigla que votaram a favor da PEC dos Precatórios no primeiro turno da votação.

No total, o PDT tem uma bancada de 25 deputados. Caso não haja traição, 21 deles devem seguir a orientação do partido e votar contra a PEC.

Parlamentar licenciado, o vice-presidente do diretório estadual do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, retomou seu mandato de deputado federal na segunda-feira (8) para reforçar a oposição na Casa e votar contra a PEC. Jerry se licenciou do mandato em janeiro de 2021 para assumir a secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano do governo de Flávio Dino (PSB) e deve reassumir a pasta ao término da votação da PEC na Câmara.

“Não é de Auxílio Brasil que se trata na PEC 23, longe disso. Se trata em verdade, através de gigantesco calote, é de auxilio imoral e escandaloso ao processo de corrupção da política em nosso país”, disse Jerry nesta terça-feira. “Ao governo Bolsonaro bastaria manter, aperfeiçoar e ampliar o exitoso Bolsa Família. É imoral utilizar a desculpa de criar o Auxílio para operar contrabando de bilhões com finalidade explícita de corromper e degradar o sistema político”, completou.

Assista ao Jornal da Fórum desta terça-feira:

https://www.youtube.com/watch?v=knmfMM0Ny-A