Manuela D'Ávila tem dados do SUS adulterados pela segunda vez

Site do Ministério da Saúde e a plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, saíram do ar após ataque hacker. Após aparecer como "morta", Manuela diz que carteira de vacinação foi apagada do cadastro do SUS.

Manuela D'Ávilla (Foto: Reprodução/Facebook Manuela D'Ávila)
Escrito en POLÍTICA el

Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) denunciou pelas redes sociais nesta sexta-feira (10) que, pela segunda vez, teve seus dados no Sistema Único de Saúde (SUS) adulterados. Após aparecer como "morta" no cadastro em julho deste ano, a ex-deputada teve a carteira de vacinação apagada.

"Mais uma vez minha carteira de vacinação foi adulterada no Site do ministério da saúde!!!!! Primeiro atestaram meu “óbito”. Agora alteraram meus dados e não tenho carteira de vacinação!!!!!!!!!! Não Absolutamente nenhuma segurança com nossas informações com esse governo!!!!!!", tuitou.

https://twitter.com/ManuelaDavila/status/1469020368455323651

Durante a madrugada, o site do Ministério da Saúde saiu do ar após sofrer um ataque hacker. Usuários que tentaram acessar o site encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.

“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem. O recado desapareceu logo a seguir, mas a plataforma permaneceu fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, estava fora do ar até o momento desta reportagem.

Ex-ministro da Saúde e deputado federal, Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou à Fórum que vai entrar com um requerimento de informação na Câmara dos Deputados sobre o ataque hacker ao site do ministério da Saúde.

De acordo com ele, “todos os sistemas do SUS foram atacados justamente na semana que aprovamos nossa lei que pune quem vaza dados e quando governos estaduais e municipais planejam implantar passaporte vacinal. A quem interessa esse ataque?”, pergunta o deputado.

Dados adulterados

Em julho deste ano, Manuela D´Ávila ingressou na Justiça após ter descoberto que aparece como “morta” em seu cadastro no SUS.

Logo que descobriu a fraude envolvendo seu nome, ela ironizou. “Tenho uma notícia para dar: estou vivinha da silva e na luta apesar das ameaças permanentes que fazem. Vamos ver o Brasil feliz novamente”.

Pelas redes, Manuela relatou como ficou sabendo da adulteração. “No dia em que fui me vacinar contra Covid-19, fiquei algumas horas na fila emocionada. Quando foram preencher meu cadastro não encontraram meus dados. Imaginei que podia ser algo relacionado à legislação sobre figuras politicamente expostas”.

Temas

SUS