Ministério da Saúde garante que recuperou registros da vacinação

Governo Bolsonaro usa "ataque hacker" para adiar a portaria que obrigava o passaporte da vacina para viajantes estrangeiros, mas, o ministro do STF, Luís Barroso, o tornou obrigatório

Sede do Ministério da Saúde, em Brasília (Foto Divulgação/Ministério da Saúde)
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério da Saúde declarou neste domingo (12) que recuperou os registros de vacinação - o ConecteSUS, onde ficam tais dados e que está fora do ar.

Segundo a pasta, os técnicos finalizaram com sucesso o processo de recuperação dos registros dos brasileiros que tomaram a vacina contra a Covid-19.

Além disso, o Ministério garante que não houve perda de informações e que todos os dados foram salvos.

Padilha pede investigação sobre ataque hacker na Saúde

O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou nesta sexta-feira (10) à Fórum que entrou com requerimento de informação ao ministério da Saúde sobre o cumprimento por parte do governo da implantação da lei que protege dados de pacientes.

O requerimento foi em função do ataque hacker ao site do ministério.

De acordo com ele, “todos os sistemas do SUS foram atacados justamente na semana que aprovamos nossa lei que pune quem vaza dados e quando governos estaduais e municipais planejam implantar passaporte vacinal. A quem interessa esse ataque?”, pergunta o deputado.

Ataque hacker


O site do ministério da Saúde saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10) após ataque hacker. Usuários que tentaram acessar o site encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.

“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem. O recado desapareceu logo a seguir, mas a plataforma permaneceu fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, estava fora do ar até o momento desta reportagem. O Ministério da Saúde não comentou o problema.

Usuários que conseguiram acessar o aplicativo relataram o sumiço se informações sobre vacinação. Há também relatos sobre dificuldade para fazer login e utilizar outras funções.

O ataque virtual, conhecido como “ransomware”, que teria sido feito no site e na plataforma, criptografa os dados e impede que eles sejam acessados. Nesse tipo de ataque, os criminosos costumam pedir um resgate para devolver os dados.

Governo Bolsonaro usa ataque hacker para adiar exigência de comprovante de vacina de viajantes

O governo federal decidiu suspender a exigência do comprovante vacinal contra a Covid-19 nesta sexta-feira (10) para os viajantes estrangeiros que chegarem por via aérea.

A decisão, coincidentemente, vem na sequência de um ataque que derrubou o ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Passaporte da Vacina: Barroso torna documento obrigatório

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina para todos os viajantes que vierem do exterior ao Brasil.

A medida de Barroso possui algumas exceções: serão dispensados de apresentar o passaporte vacinal por conta de razões médicas e que, comprovadamente, venham de países que não tenham vacina ou por razão de questão humanitária.

Em sua decisão, Barroso declarou que há urgência para o tema por causa do aumento de viagens neste período do ano.

O ministro também alertou que o Brasil corre o risco de se tornar um destino turístico antivacina.