56,3%: Lula ganha no 1º turno com folga em votos válidos, diz Pesquisa Ipec

O ex-presidente Lula também aparece em primeiro com larga vantagem no levantamento do total de votos; veja os resultados

Lula - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em nova rodada de pesquisa eleitoral para 2022, realizada pelo Instituto de Pesquisas e Comunicação (Ipec) e divulgada nesta terça-feira (14), o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga as intenções de voto para a corrida presidencial do próximo ano.

No levantamento dos votos válidos, que exclui os brancos e nulos, Lula aparece com 56,3% da preferência do eleitorado. Em seguida aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 25,3%; Sergio Moro (Podemos), 9,2%; Ciro Gomes (PDT), 5,7%; João Doria (PSDB), 3,4%.

Lula também lidera na pesquisa com os votos totais. O petista aparece em primeiro, com 48% das intenções, seguido por Bolsonaro, 21%; Moro, 6%; Ciro, 5%; Doria, 2%; Janones, 2%; Cabo Daciolo e Simone Tebet, 1%. Alessandro Vieira, Felipe d'Ávila, Leonardo Pericles e Pacheco não pontuaram.

O Ipec é o novo instituto da estatística Márcia Cavallari, ex-Ibope.

O levantamento do Ipec foi realizado entre os dias 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 entrevistados de 144 cidades. A pesquisa foi presencial e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A partir do dia 2 de janeiro todas as pesquisas de intenções de voto terão de ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral.