Lula é que o mais defende os pobres e os valores da família brasileira, diz Datafolha

Em apenas dois temas Bolsonaro supera Lula: é o pré-candidato que "mais pensa em Deus" - 34% a 30% - e o maior defensor dos ricos - 56% a 12%. Veja o detalhamento do Datafolha.

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Detalhamento da pesquisa Datafolha divulgado nesta segunda-feira (20) mostra que Lula (PT) é melhor avaliado que Jair Bolsonaro (PL) na maioria dos 14 temas pesquisados e é visto pelos eleitores como o que mais defende os pobres e a família brasileira.

Criador do Bolsa Família, Lula é considerado por 65% como o candidato que mais defende os pobres - frente 17% de Bolsonaro - por 58% como o mais preparado para combater a fome. O atual presidente é citado por 17%.

Para 51% os brasileiros, Lula é o mais forte para reduzir o desemprego e para 47% o mais preparado para fazer o Brasil crescer - o pré-candidato do PL tem 19% e 21% respectivamente.

O petista também é considerado o mais preparado para cuidar de temas como educação (44% a 19%), saúde (45% a 19%), combate ao racismo (47% a 18%) e meio ambiente (43% a 18%). Também é visto como o candidato mais experiente por 55%, contra 19% de Bolsonaro.

Na segurança pública, Lula bate Bolsonaro por 38% a 24% quando tema é o enfrentamento à violência e no combate à corrupção - 34% a 22%.

Deus e família

Um dos temas mais persistentes na agenda de Bolsonaro, os valores da família são mais atribuídos a Lula na pesquisa. Segundo o Datafolha, 41% avaliam que o petista é o pré-candidato que mais defende os valores da família brasileira - contra 33% de Bolsonaro.

Em apenas dois quesitos Bolsonaro supera Lula. O atual presidente é visto por 34% como o que "mais pensa em Deus", contra 30% do ex-mandatário.

Bolsonaro também é visto como o maior defensor dos ricos para 56% dos pesquisados, enquanto Lula é citado por 12%.

Os resultados constam de pesquisa feita pelo instituto com 3.666 pessoas em 191 municípios do país, entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Temas