"Lula vai unir o Brasil", diz Reginaldo Lopes, eleito líder da bancada do PT na Câmara

A pedido de Lula, deputado mineiro desistiu da eleição ao governo do Estado para comandar a bancada petista no ano eleitoral de 2022 e se lançar na disputa ao Senado.

Reginaldo Lopes e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/ Facebook Reginaldo Lopes)
Escrito en POLÍTICA el

Filho de produtores rurais de Bom Sucesso, cidade de pouco mais de 17 mil habitantes ao sul de Belo Horizonte, Reginaldo Lopes viveu na pele a transformação feita por Lula no Brasil. Aos 48 anos, o mineiro foi eleito por aclamação o novo líder do PT na Câmara Federal no lugar do gaúcho Elvino Bohn Gass e vai comandar a maior bancada de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) no ano eleitoral de 2022, quando o operário pode voltar ao Planalto.

Para isso, Lopes abriu mão da disputa ao governo de Minas e deve tentar uma vaga no Senado no próximo pleito enquanto Lula busca unir o Brasil, segundo ele, contra o bolsonarismo.

"A postura madura com que o ex-presidente vem conduzindo os caminhos para a superação do bolsonarismo certamente ajudará a distensionar relações e a unir o Brasil", disse Lopes à Fórum.

Economista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação (LAI), Lopes tem como um dos principais desafios frente à bancada desmontar o bunker montado por Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia, para comprar votos de deputados por meio do "orçamento secreto" e tratorar pautas neoliberais.

Leia a entrevista na íntegra

Fórum: Quais as prioridades no trabalho da bancada petista na câmara no ano eleitoral de 2022?

Reginaldo Lopes: Independente de ser ou não ano eleitoral, a maior bancada de oposição da Câmara tem a obrigação de seguir apresentando alternativas ao desgoverno Bolsonaro e sua agenda de destruição. Nossa prioridade é ser uma oposição propositiva, que pense no Brasil, e não em si própria, e que represente a resistência ao projeto autoritário de Bolsonaro. O PT tem uma responsabilidade grande com o país e com o povo brasileiro e estará ao lado dele. Precisamos reencontrar o caminho da geração de empregos, do crescimento econômico e da soberania, acabando com a atual política de preços da Petrobras, por exemplo. E aliar tudo isso a uma mudança na estrutura tributária, deslocando a incidência de imposto do consumo para renda e patrimônio e garantindo uma nova industrialização, adequada ao século XXI.

Fórum: Você é pré-candidato ao governo de Minas. Como conciliar Câmara e campanha?

Reginaldo Lopes: Sempre estive à disposição do PT para ajudar na construção da melhor chapa possível em Minas Gerais, que eleja Lula presidente e aponte um caminho melhor para o povo mineiro. Meu nome foi levantado para o governo, mas Lula entendeu ser melhor eu ser pré-candidato ao Senado. Tudo será feito a seu tempo e conciliando com as grandes responsabilidades que a Liderança exige.

Fórum: Acredita que, com as eleições, a base governista pode se desmantelar caso Bolsonaro continue derretendo nas pesquisas? De que forma fazer esse desmantelamento diante da compra de apoio com o orçamento secreto?

Reginaldo Lopes: Temos a missão de denunciar e de nos comunicar diretamente com a sociedade para contar a todos e todas o que acontece no Parlamento. Com o povo na jogada, será mais difícil que o governo consiga seus objetivos. Ainda que imagine que a base de Bolsonaro diminua com a queda nas pesquisas, a agenda ultraliberal de Paulo Guedes seguirá em curso e não podemos relaxar no enfrentamento a ela.

Fórum: A frente ampla construída por Lula, que busca atrair até mesmo quadros da base do governo, como a ala do MDB, pode ajudar na articulação no Congresso?

Reginaldo Lopes: A simples presença de Lula no debate político já faz bem ao país e a postura madura com que o ex-presidente vem conduzindo os caminhos para a superação do bolsonarismo certamente ajudará a distensionar relações e a unir o Brasil.