Lula alcança Bolsonaro em liderança digital em várias plataformas, diz FGV

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV fez levantamento sobre o desempenho dos presidenciáveis nas redes sociais

Lula em entrevista ao Podpah Podcast (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Pela primeira vez desde que virou presidente, a liderança de Jair Bolsonaro (PL) em todas as plataformas das redes é ameaçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV sobre o desempenho dos presidenciáveis nas redes sociais.

Foram analisadas pela FGV 82,2 milhões de interações nos perfis oficiais de Bolsonaro, Lula, Ciro, Marina Silva (Rede), João Doria (PSDB) e André Janones (Avante). As postagens foram entre os dias 1 de novembro e 19 de dezembro.

O presidente já aparece tecnicamente empatado com Lula (PT) no Twitter. Ciro Gomes (PDT) ficou bem próximo dele no YouTube e chegou a ficar à frente de Bolsonaro no número de engajamento em postagens em três das sete semanas analisadas.

O pedetista apresentou picos durante a última semana após ser alvo de uma operação da Polícia Federal em 15 de dezembro.

Lula colou em Bolsonaro também no Instagram e, segundo a FGV, a melhora no desempenho tem relação com posts sobre sua viagem à Europa e a entrevista concedida ao podcast Podpah.

Desgaste das lives

O sociólogo Marco Aurélio Ruediger afirmou ao Painel, no início de setembro, que a grande repercussão do Lula no Podpah poderia marcar um novo momento de participação da esquerda nas redes sociais, ambiente que tem sido de domínio hegemônico da direita nos últimos anos.

Ruediger também afirmou à época que o modelo das lives de Jair Bolsonaro (PL) mostrava desgaste.

Notícias relacionadas

Com informações do Painel, da Folha

Temas

FGV