Bolsonaro já gastou R$ 5 milhões dos cofres públicos com motociatas

A Presidência informou os valores gastos com as viagens através da Lei de Acesso à Informação, mas não compartilhou detalhes a respeito das despesas, mantidos sob sigilo

Jair Bolsonaro em motociata de São Paulo (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já gastou praticamente R$ 5 milhões dos cofres públicos com seus passeios de motocicleta, as chamas motociatas, de acordo com levantamento realizado pela Folha a partir de mais de 50 pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

A soma feita pelo jornal levou em conta as despesas com o cartão de pagamento do governo federal, informadas pela Secretaria-Geral da Presidência, e os gastos assumidos pelos estados para garantir a segurança da população e da comitiva de Bolsonaro.

Não está incluída no cálculo final a viagem do presidente ao Paraná para o evento que ocorreu no dia 6 de novembro, pois o custo ainda não foi informado pela Presidência.

A Polícia Militar do Paraná também não informou os custos com a visita do presidente, alegando que as despesas "não são processadas de maneira centralizada".

Sigilo

A Presidência informou os valores gastos com as viagens através da Lei de Acesso à Informação, mas não compartilhou detalhes a respeito das despesas, mantidos sob sigilo.

Os gastos da comitiva presidencial nessas viagens estão sendo analisados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a pedido de integrantes da CPI da Covid no Senado.

Com informações da Folha