Orlando Silva comenta medo bolsonarista de comunismo apontado por Datafolha

Segundo o instituto, 62% dos eleitores de Bolsonaro temem que o Brasil vire comunista em 2022

O deputado Orlando Silva. Foto: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou para a Fórum recorte da pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (25), que aponta que 44% dos brasileiros temem que o Brasil vire um país comunista nas próximas eleições, em 2022.

Para ele, "este resultado mostra desinformação e mistificação do debate político do Brasil".

De acordo com o deputado, "é evidente que não há risco de implementação, a partir de uma eleição, de comunismo no Brasil. Mas o alcance dessa ideia, dessa mistificação feita por Bolsonaro é parte da estratégia dele de manter polarizada a sociedade. Revela a fragilidade do debate público no Brasil de hoje".

Bolsonaristas

A preocupação de uma guinada comunista no Brasil atinge principalmente o eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, 61% dos brasileiros que dizem que votarão no presidente acreditam que há um 'futuro comunista' pela frente.

Apesar do percentual alto, metade da população, ou seja, 50% brasileiros não concordam com essa afirmação.

Comerciais com casais homossexuais

Outro recote do Datafolha aponta que quase três em cada quatro (74%) eleitores de Bolsonaro que tem um histórico de frases homofóbicas em sua trajetória, concordam que “comerciais com casais homossexuais devem ser proibidos para proteger as crianças”.

Entre a população geral, esse percentual é de 51%, sendo maior entre os evangélicos (67%), homens (55%) e menos escolarizados (57%). Por outro lado, 45% dos entrevistados afirmam discordar da frase totalmente ou em parte, e 2% declaram não saber.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro e contou com a participação de 3.666 brasileiros com 16 anos ou mais situados em 191 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.