Antropóloga cobra explicações de Moro por foto com líder neonazista

"É muito importante entendermos o laço de Moro com o Proud Boys", disse a antropóloga Adriana Dias sobre a foto do ex-ministro com líder neonazista

Sergio Moro e Hiram Galdino Torres, líder do grupo neonazista Proud Boys | Fotos: Lula Marques/Ag. PT e Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

A antropóloga Adriana Dias, pesquisadora da PUC de Campinas que há anos investiga grupos neonazistas e de extrema-direita, usou as redes sociais nesta terça-feira (28) para resgatar uma foto em que o ex-ministro Sergio Moro, candidato à presidência pelo Podemos, aparece ao lado de um líder do grupo neonazista Proud Boys.

"Essa foto representa o fato de que Moro, em algum momento, simpatizou com o Proud Boys. Ele tirou foto com o Proud Boys ao mesmo tempo que Bolsonaro tirou. O compromisso dele com Bolsonaro é o mesmo que com o Proud Boys", disse Dias à Fórum sobre a foto.

"Ele nunca comentou sobre o assunto. É muito importante entendermos esse laço dele com o Proud Boys, Moro nunca comentou sobre o laço com essa direita, nunca deu uma explicação", completou.

"Até onde esse contato de Moro com esse grupo se deu? É importante sabermos disso. Moro tem dificuldade de tornar a vida dele transparente e um presidente da República precisa ser transparente", disse ainda.

Em artigo publicado junto à pesquisadora Adriana Vespasiana na Fórum em março, Dias aponta que "o Proud Boys é um grupo de ciberódio, terrorismo e antissemitismo, segundo a classificação da ADL[1], fundado em 2016, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos". "O grupo pode ser caracterizado como um grupo de extrema direita, ultranacionalista e masculinista. Percebe-se em seus atos e manifestações uma exteriorização de discursos de ódio que o grupo propaga, como por exemplo o antissemitismo e o negacionismo, com a negação do Holocausto", apontam.

No Brasil a divulgação do grupo foi realizada, por algum tempo, por Hiram Galdino Torres - que possui o nome do grupo tatuado. Hiram é justamente quem aparece na foto com Moro. O registro foi feito durante viagem da comitiva do presidente Jair Bolsonaro à reunião de Davos em 2019.

A cobrança de Dias acontece no mesmo dia em que Moro tenta dar explicações sobre investigação realizada no Tribunal de Contas da União sobre o contrato do ex-juiz com a empresa Alvarez & Marsal.

O ministro Bruno Dantas atendeu ao procurador Lucas Furtado e quer saber se a empresa foi beneficiada ao se envolver na recuperação da Odebrecht e de outras organizações investigadas por Moro, já que, conforme dito em despacho anterior, atos de Moro “naturalmente” contribuíram para a queda da empreiteira.

https://twitter.com/dias_adriana/status/1475912467570208780