Jaques Wagner cobra ações concretas de Bolsonaro para ajudar a Bahia

72 cidades da Bahia estão sob situação de emergência em razão dos alagamentos provocados por fortes chuvas

Jaques Wagner. Foto: Pedro França/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Jaques Wagner (PT-BA) usou as redes sociais nesta terça-feira (28) para cobrar ações concretas do governo Jair Bolsonaro diante da destruição promovida pelas fortes chuvas que colocaram mais de 70 cidades da Bahia sob estado de emergência.

"Acompanhei a comitiva de ministros, em Ilhéus. Eles externaram solidariedade, mas isso é insuficiente. Esperamos que ações se concretizem. Suficiente é a combinação de esforços dos governos federal, estadual e municipais para recuperar as estradas e moradias perdidas", tuitou o senador.

"As palavras consolam, mas é o trabalho que resgata a cidadania. É a maior destruição que já vi. Muito maior que a enchente de 1967. Muitos perderam tudo o que tinham. Cada um deve contribuir como pode", completou.

A destruição promovida pelos alagamentos no Sul da Bahia já fez o governo estadual decretar estado de emergência em 72 cidades. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o estado enfrenta as piores chuvas do mês de dezembro desde 1989.

Apesar de o governo estadual estar se mobilizando para realizar o resgate de moradores com helicópteros, a tragédia já registra 20 mortos.

Segundo o governador Rui Costa (PT), 2,4 mil famílias perderam suas cadas em razão dos alagamentos. Algumas cidades perderam todo o estoque de vacinas e medicamentos. Para evitar surto de doenças, a secretaria de saúde está se mobilizando com a distribuição de farmácos para os moradores atingidos.

Diversas doações tem sido realizadas para auxiliar a população que perdeu tudo.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro segue com suas férias em Santa Catarina e não cogita retornar ao trabalho. Ele mandou os ministros ao estado, mas, como criticou Wagner, sem ações concretas.

https://twitter.com/jaqueswagner/status/1475877769338920966?s=21