Vereadora recebe votos para "embelezar" mesa diretora na Câmara: "Desrespeito às mulheres"

"Não é um concurso de beleza, estou ali para trabalhar pelo município", afirmou Iasmin Roloff (PT). Comentários machistas foram endossados por pelo menos três parlamentares

Vereadora Iasmin Roloff (PT). (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito en POLÍTICA el

Única mulher eleita vereadora em Canguçu, município do Rio Grande do Sul, Iasmin Roloff (PT) foi vítima de comentários machistas na Câmara de Vereadores. Em sessão no último dia 22, colegas homens usaram como justificativa "embelezar a mesa" ao escolhê-la em uma votação.

Ao G1, a parlamentar afirmou que "ficou muito abalada emocionalmente". "Não foi um desrespeito à vereadora Iasmin, mas a todas as mulheres. Ainda estou digerindo, encontrando forças para seguir de cabeça erguida, mas me fez muito mal. Não posso me abalar, porque tem muita gente que confia no meu trabalho", relatou.

Com 24 anos, Iasmin é a mais jovem da legislatura e a única eleita por um partido de esquerda. Ela foi escolhida como vice-presidente da mesa diretora da Casa. A jovem, porém, havia se colocado como candidata à presidência pela oposição, mas não para o cargo ao qual foi eleita.

Agora, ela se reunirá com o PT para decidir se vai assumir ou não. "Não é um concurso de beleza, estou ali para trabalhar pelo município. Fui eleita porque tenho propostas e capacidade de exercê-las, não porque sou bonita. Esse tipo de justificativa acaba invisibilizando todo o meu trabalho", disse a vereadora ao G1.

Comentários endossados por vereadores

Na sessão do dia 22, o líder do PP, Francisco Vilela, justificou a escolha pela vereadora dizendo que o partido "vota em dama". Uma outra pessoa, então, afirmou: "vamos embelezar essa mesa", o que é endossado pelo vereador Arion Braga (PP). "Vereadora Iasmin para embelezar essa mesa aí e dar um 'tchan' feminino, tem todo o nosso apoio".

No restante da sessão, Iasmin continuou recebendo votos para a segunda vice-presidência da casa, cargo que não tinha se candidatado - nem ela votou em si mesma. Os vereadores Oraci Teixeira (PSB) e Silvio Neutzling (MDB) também usaram o argumento de "embelezar a mesa" para justificar o voto.

Iasmin, então, pediu a palavra para contestar os colegas: "Vereadores, por favor, quando forem votar em mim, que votem pela minha capacidade intelectual e não pela minha beleza."

Carlos Eduardo Martins (PP), conhecido como Dudu, reforçou a fala da parlamentar. "Acontece uma palhaçada aqui na Casa. Quando os vereadores se organizam pra votar em uma pessoa que está compondo a chapa contrária, para deixar em saia justa, é uma falta de respeito, uma falta de caráter de vocês vereadores, o que fizeram com a nossa colega. (...) É um absurdo o que vocês fizeram", disse.

Ao G1, Braga afirmou que não tinha a intenção de constranger a colega e que a repercussão pode ter intenção política de adversários. "Não ofendi ninguém, não menosprezei a vereadora e não usei nenhuma palavra com a intenção de desrespeitar. A vereadora tem meu carinho e minha admiração como colega e cidadã. Fiquei muito triste com a condução que isso teve", lamentou.