Vice-presidente PT diz que Dilma não tem mais relevância eleitoral e Gleisi reage

Washington Quaquá confirmou declaração à Fórum e disse que não vê espaço para Dilma na campanha de Lula em 2022

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Washington Quaquá, um dos vice-presidentes do PT, gerou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (29) ao afirmar que a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) não possui mais relevância eleitoral. A fala foi criticada por outras lideranças do partido, incluindo a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

“A Dilma é ex-presidente e tem o papel dela. Mas, do ponto de vista eleitoral, não. Existe um pedaço pequeno do PT que ainda fica nesse negócio de golpe. Política não se faz com ressentimento, se faz pensando em estratégias para transformar a vida do povo", disse Quaquá ao jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles.

A declaração provocou reações de lideranças partidárias, incluindo Gleisi Hoffmann. “A opinião individual de Washington Quaquá não corresponde ao papel da presidenta Dilma na história, no presente e no futuro do PT. Ela enfrentou com dignidade e coragem o golpe do impeachment que levou o país a esta triste situação. Merece o respeito e a solidariedade de cada dirigente e militante do partido”, afirmou a presidenta do PT, também ao jornalista Guilherme Amado.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), que foi líder do governo na Câmara durante a presidência de Dilma, saiu em defesa da ex-presidenta nas redes sociais. "A presidenta Dilma é uma personalidade de grande envergadura política. Nos momentos mais difíceis de nossa história qdo governou o país soube ter dignidade e honrou a história do PT. Ela tem importância política na campanha e hoje é uma das grandes referências de nosso partido", tuitou.

A Fórum questionou Quaquá pela declaração. "Eu disse no contexto da conversa com o jornalista, que perguntou se Dilma teria uma papel na campanha do Lula. Eu disse que não vejo motivo, porque ela não tem relevância eleitoral", explicou. "De resto, fica por conta de quem quer fazer polêmica", completou.

Quaquá disse ainda que não "puxou o saco" de Dilma "nem quando ela era presidente". Ao ser questionado sobre a possibilidade da ex-presidenta concorrer a algum cargo em 2022, o dirigente disse que a decisão é dela. "Ser ou não candidato tem uma dimensão de vontade, além de base eleitoral", explicou. Quaquá, que é ex-prefeito de Maricá (RJ), deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo pleito.

https://twitter.com/guimaraes13PT/status/1476329313725300741