No vale-tudo eleitoral, Moro agora é nordestino

Ex-juiz da Lava Jato, considerado suspeito e parcial, foi ao Recife (PE) e colocou até chapéu de couro. Lula lidera no Nordeste com 43% das intenções de voto, segundo o PoderData, enquanto o ex-bolsonarista tem 6% na região

Foto: Sergio Moro cercado por apoiadores no Recife (PE), usando o tradicional chapéu de couro dos vaqueiros do sertão (Redes sociais)
Escrito en POLÍTICA el

No périplo que realiza pelo Brasil para tentar se cacifar como o novo nome da extrema direita nacional nas eleições de 2022, o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro foi neste domingo (5) ao Recife, capital de Pernambuco.

Logo que foi recepcionado, o homem que tirou o ex-presidente Lula da corrida eleitoral de 2018 com suas sentenças forjadas e em conluio com integrantes do MPF, deixando o caminho livre para Bolsonaro subir a rampa do Planalto, já colocou o chapéu de couro típico dos vaqueiros do sertão.

No entanto, a clássica indumentária do aguerrido povo nordestino não deve ser o suficiente para que o ex-magistrado, considerado pelo STF suspeito e parcial nas ações que envolveram Lula, encontre facilidade nessa região do Brasil.

A última pesquisa PoderData, divulgada em 25 de novembro, mostrou que o petista lidera absoluto entre os nordestinos, com 43% das intenções de voto, enquanto Moro aparecem em 3° lugar, com apenas 6%. Entre os dois, na 2ª posição, está o presidente Jair Bolsonaro, com 27% da preferência do eleitorado.

Agenda no Recife

Moro desembarcou na capital pernambucana na manhã deste domingo (5) e almoçou na Boa Viagem com o deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos, o partido ao qual o ex-chefe da Lava Jato se filiou para disputar o Palácio do Planalto no ano que vem.

À noite, o paranaense lançará sua biografia no teatro Rio Mar, com direito a palestra para quem comparecer ao evento. Políticos do Cidadania do diretório de Pernambuco também estiveram com o antigo ministro de Bolsonaro, já que a legenda tenta compor com presidenciável para criar uma frente que se oponha à hegemonia do PSB em Pernambuco, muito sólida e que já dura décadas.