Morre o privatista Ricardo Sérgio de Oliveira, autor da frase “Estamos no limite da nossa irresponsabilidade”

Ex-diretor internacional do Banco do Brasil foi braço direito de José Serra e figura central na era das privatizações do governo FHC

Ricardo Sérgio de Oliveira - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Ricardo Sérgio de Oliveira, um dos personagens que mais simbolizam a era das privatizações no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), morreu na semana passada, em São Paulo, de acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo.

Braço direito de José Serra (PSDB), o ex-diretor internacional do Banco do Brasil (BB) foi o autor da frase mais marcante das privatizações das teles: “Eu dei aqui uns 3 bi hoje”, disse ele, gargalhando, para completar: “Estamos no limite da nossa irresponsabilidade”.

Ricardo Sérgio conversava com Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro da Comunicações, e se referia à liberação das cartas-fiança para viabilizar a participação do Opportunity e de outros investidores no leilão de privatização das teles.

O diálogo se tornou público graças a um grampo. Por isso, menos de um mês depois de ter sido publicado, Ricardo Sérgio foi obrigado a pedir demissão do BB. Após o episódio, ele desapareceu da vida pública.

Na capa

Em março de 2006, a Fórum, ainda impressa, foi, provavelmente, a única revista brasileira a dedicar uma capa a Ricardo Sérgio de Oliveira, um dos personagens centrais do livro “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Jr. Leia aqui a reportagem de autoria de Fábio Jammal Makhoul.