Seguro da impunidade, general Villas Bôas tira sarro de Fachin por demora em comentar seu tuíte golpista

"Três anos depois", postou o ex-comandante do Exército, em tom de deboche, ao comentar uma matéria sobre as críticas do ministro do STF à "pressão" que fez, em 2018, para que a Corte não concedesse habeas corpus a Lula

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O general Villas Bôas, ex-comandante do Exército Brasileiro, debochou do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, nesta terça-feira (16).

O deboche se deu em uma postagem comentando a notícia de que Fachin teceu críticas às revelações de que Villas Bôas elaborou junto à cúpula do Exército o tuíte golpista feito em 2018, em tom de ameaça, para que o STF não concedesse habeas corpus ao ex-presidente Lula, preso pouco tempo depois.

"Três anos depois", escreveu Villas Bôas ao comentar o link de uma notícia do jornal O Globo sobre as críticas de Fachin.

https://twitter.com/Gen_VillasBoas/status/1361626984472858626

O tuíte do general que foi interpretado como uma ameaça ao STF, em 2018, dizia o seguinte:  "Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?".

Leia também: Três anos depois, JN não admite golpe, mas aponta tuíte de Villas Bôas como tentativa de pressionar STF

A trama dos bastidores da postagem foi exposta no livro recém-lançado pela editora FGV “General Villas Bôas: conversa com o comandante” e, só após a exposição desses detalhes, três anos depois, que Fachin, relator do habeas corpus de Lula à época, se manifestou.

"A declaração de tal intuito, se confirmado, é gravíssima e atenta contra a ordem constitucional. E ao Supremo Tribunal Federal compete a guarda da Constituição", disse o ministro do STF.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), pelas redes sociais, comentou o deboche de Villas Bôas com o ministro do Supremo. "Fica evidente o deboche e o desprezo que o General tem pela democracia e pela Constituição. Fica tb explícito que a ‘indignação’ tardia do Ministro do STF revela desprezo e deboche com todos nós, que assistimos sua conivência com o golpe e seu silêncio diante da chantagem revelada", escreveu o petista.

https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1361655628356333568