Bolsonaro provoca Castello Branco, que será retirado do comando da Petrobras: "É uma pessoa cansada"

Presidente indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o economista na chefia da petrolífera

ReproduçãoCréditos: Presidência da República / Petrobras
Escrito en POLÍTICA el

Em cerimônia no Palácio do Planalto no início da noite desta quarta-feira (24), quando sancionou a lei que confere autonomia ao Banco Central, Jair Bolsonaro provocou o presidente da Petrobras, o economista Roberto Castello Branco, ao justificar sua decisão de retirá-lo do cargo para colocar o general Joaquim Silva e Luna em seu lugar. O Conselho de Administração da estatal já aprovou assembleia extraordinária para substituir Castello Branco.

Em seu discurso, Bolsonaro negou que tenha interferido na Petrobras e ironizou o atual presidente da empresa, afirmando que ele está "cansado".

"Eu não interferi, minha querida imprensa. O prazo de validade do senhor Castello Branco, que fez uma boa gestão na Petrobras, termina agora dia 20. Simplesmente resolvi substituí-lo. Logicamente, porque é uma pessoa que está bastante cansada, né? Uma certa idade, e com toda a certeza, poderá até ajudar remotamente, a transição do novo presidente da Petrobras", disparou.

Leia também - Petrobras: as opiniões no meio econômico, político e sindical sobre a mudança na presidência

Anunciada na última sexta-feira (19), a retirada de Castello Branco da presidência da Petrobras vem em meio à pressão que Bolsonaro vem sofrendo por conta dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, que se dá pelo fato da estatal atrelar sua política de preços ao mercado internacional.

Leia também - Pode faltar diesel nos postos em março, alerta Petrobras em aviso a distribuidoras

O Conselho de Administração da petrolífera, entretanto, já adiantou que, mesmo com Luna e Silva no comando, manterá a atual política de preços.