Lula pede mobilização da sociedade para recuperar seus direitos políticos

O ex-presidente teme que o STF decrete a suspeição de Moro, mas mantenha seus direitos políticos cassados por influência dos ministros mais próximos da Lava Jato

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Lula pediu a mobilização da sociedade para ajudar na recuperação dos seus direitos políticos.

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente teria confidenciado a integrantes do comitê nacional Lula Livre receio com a possibilidade de que o Supremo Tribunal Federal (STF) decrete a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, mas mantenha seus direitos políticos cassados por influência dos ministros da Corte mais próximos da Lava Jato.

Para evitar isso, Lula pede a mobilização da sociedade. O comitê estuda realizar ações no dia 27 de fevereiro para pressionar pelo julgamento do habeas corpus, nas capitais e no exterior, com atos nas embaixadas do Brasil.

O comitê pensa, ainda, em realizar, a partir de março, uma espécie de vigília cívica em frente ao STF pela votação do habeas corpus. Seria uma ação semelhante a que foi feita durante a prisão de Lula em Curitiba, porém, com caráter simbólico, para evitar aglomerações por causa da pandemia do coronavírus.