Bolsonaro deixa Mourão fora de reunião com todos os ministros

Episódio marca mais um ponto no distanciamento entre presidente e vice; encontro teve foto divulgada pelo Planalto

Bolsonaro (ao fundo) reunido com seus ministros, sem a presença do vice, Hamilton Mourão (Foto Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou, na manhã desta terça-feira (9), uma reunião com todos os seus ministros, à exceção de Fábio Faria (Comunicações), que está em viagem. O encontro poderia ser mais um de Bolsonaro com seus ministros. Mas uma ausência foi sentida: seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), não foi convidado.

O episódio é mais um a demonstrar o estremecimento das relações entre o presidente e seu vice. Segundo o jornal Folha de São Paulo, ele não havia sido incluído inicialmente na agenda da Presidência. E a chamada para o encontro foi pessoal de Bolsonaro a cada um dos auxiliares, sem convocar uma reunião de conselho de governo.

Mas, apesar de ter sido organizado quase “às escondidas”, o encontro foi depois divulgado. O serviço de imprensa da Presidência incluiu fotos da reunião no Flickr do Planalto.

Segundo a Folha, Bolsonaro teria dito a auxiliares que acredita que seu vice passa à imprensa informações discutidas nas reuniões ministeriais.

O relacionamento entre Bolsonaro e Mourão já não é dos melhores há algum tempo. Declarações de Mourão entram em choque com as do titular do Planalto. Um exemplo foi uma fala dele sobre a compra da Coronavac pelo governo federal. Na época, Mourão disse que sua declaração sobre não comprar o imunizante era “briga política com o Doria”.  

Em janeiro, Mourão disse, durante uma entrevista, que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, poderia ser trocado em uma eventual reforma ministerial. Bolsonaro mandou um recado de volta, no dia seguinte: “Se alguém quiser escolher ministro se candidate em 2022 e boa sorte em 2023”.

Nesta segunda-feira (8), durante entrevista a José Luiz Datena, no “Brasil Urgente”, na Band, o presidente foi questionado sobre sua relação com Mourão. Ele respondeu: “Tá tudo bem. Teve um evento aqui embaixo, trocamos sorrisos. E tá tudo bem, tá tudo bem com Mourão aí. Afinal de contas, o vice é igual sogra. É para a vida toda”.