Executiva do PT da Bahia escolhe Jaques Wagner como candidato a governador em 2022

Nome de Wagner como candidato ao governo na próxima eleição ainda precisa ser discutido com a base aliada, mas presidente do PT estadual garante que essa é a escolha do partido

Jaques Wagner e o atual governador da Bahia, Rui Costa (Reprodução/Instagram)
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao portal Bahia.ba nesta terça-feira (9), o presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, informou que a executiva estadual do partido definiu o senador Jaques Wagner como o candidato da legenda ao governo estadual em 2022.

"No último sábado, dia 06, realizamos o planejamento estratégico da Executiva Estadual do PT Bahia. Ainda estamos fechando a redação final da resolução, mas nossa posição quanto a 2022 é clara e unificada: estamos oferecendo um nome da qualidade de Jaques Wagner como candidato ao Governo do Estado", afirmou Valadares.

Segundo o dirigente, Wagner é o nome que "mais agrega e o que tem melhor capacidade de dialogar com o conjunto da sociedade baiana, do empresariado aos movimentos sociais, da indústria ao agricultor familiar".

Valadares ponderou, conduto, que uma decisão final sobre uma candidatura de Wagner ao governo da Bahia deve passar ainda pela discussão com a base aliada do partido no estado. "Outros partidos também têm apresentado seus principais quadros, como o PSD de Otto Alencar e o PP de João Leão. Sob a condução do governador Rui Costa, acreditamos na força e na unidade do nosso campo político, e avaliamos que o melhor candidato para representar esse projeto, sem sombra de dúvidas, é Jaques Wagner", declarou.

Pelas redes sociais, o deputado Afonso Florence (PT-BA) celebrou a indicação do nome de Wagner. "A pré-candidatura de Wagner liderará atualização programática, renovação os dos laços da representação política com o bloco das classes e frações de classe, segmentos sociais da sociedade civil organizada e partidos de coalizão que governa a Bahia com a liderança de Rui Costa para unificados, ir rumo a 22", escreveu. J

Jaques Wagner já governou o estado da Bahia entre 2007 e 2014.

"Meu nome está posto"

Em entrevista à rádio Metrópole em novembro de 2020, Wagner afirmou que seu nome está à disposição do PT tanto para a disputa nacional quanto para a disputa estadual.

 à disposição tanto para a disputa nacional quanto para a disputa estadual em 2022.

"Meu nome está posto, tanto na cena nacional como na cena estadual. Tenho responsabilidade, me lembro que você me perguntou se eu seria candidato a prefeito. Eu disse que de jeito nenhum. Você me perguntou se eu seria candidato a governador e eu disse que vai depender exatamente se for para manter a unidade do grupo, eu colocarei meu nome", disse o petista.