Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves sobre denúncias de corrupção

O ministro acatou pedido da PGR; segundo a subprocuradora-geral, Lindôra Araújo, as investigações não reuniram elementos contra o tucano

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (22), pelo arquivamento do inquérito que investigava o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).

As denúncias indicam envolvimento em supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro referentes ao recebimento de vantagens por empresas contratadas por Furnas Centrais Elétricas S/A.

O ministro acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em manifestação enviada ao STF, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, destacou que as investigações não reuniram elementos contra o deputado.

A apurações contra o tucano eram um desdobramento da Lava Jato. Aécio foi considerado suspeito de ter recebido propinas, por intermédio do ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, a partir de dinheiro desviado em contratos com empresas terceirizadas.

Sem comprovação

Para a PGR, “não foi possível comprovar o recebimento de vantagem indevida por Aécio Neves no esquema de Furnas”.

“Desse modo, forçoso reconhecer que a apuração não reuniu até o momento suporte probatório mínimo que ampare o oferecimento de denúncia. Assim, não havendo lastro probatório mínimo para o oferecimento de denúncia com perspectiva de êxito, justifica-se o arquivamento deste inquérito”, escreveu a subprocuradora-geral.

Gilmar Mendes, no entanto, ressaltou que o caso pode ser reaberto. “Ante o exposto, acolho o requerimento formulado pela PGR e determino o arquivamento da presente investigação, ressalvada a reabertura em caso de surgimento de novos elementos de prova”.

Com informações do G1