Bia Kicis é condenada a indenizar Jean Wyllys em R$ 41,8 mil por fake news

Presidente da CCJ associou o ex-deputado a Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro. Publicação teve mais de 33 mil compartilhamentos

Bia Kicis (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

A recém-eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), foi condenada a indenizar o ex-deputado Jean Wyllys em R$ 41,8 mil por ter divulgado uma fake news nas redes sociais contra ele. A informação é do jornal O Globo.

Em 27 de abril de 2020, a parlamentar publicou no Facebook e no Twitter uma imagem com os rostos de Wyllys e Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro, acompanhados de um texto que associava ambos: “Urgente. Em depoimento à PF, testemunha releva que Adélio Bispo esteve no gabinete de Jean Wyllys”.

Na legenda, Kicis ainda convocou o compartilhamento em massa da fake news. “Compartilhem! Para a mídia tradicional essa informação parece não ter importância”, escreveu. A publicação teve mais de 33 mil compartilhamentos e 4 mil comentários.

Para o juiz Fernando Rocha Lovisi, responsável pelo caso, Kicis “extrapolou seu direito ao caluniar o autor (Jean Wyllys), sem qualquer base verossímil, de ter participado da tentativa de homicídio do Presidente da República”. A palarmentar ainda pode recorrer da decisão do 5º Juizado Especial Cível do Rio.