Comitê criado por Bolsonaro foi sugerido por Lula no discurso de São Bernardo

"Um presidente da República que respeitasse o povo brasileiro teria feito em março do ano passado um comitê de crise", disse Lula há duas semanas; veja vídeo

Montagem
Escrito en POLÍTICA el

O comitê de crise anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (24) após reunião com presidentes dos Três Poderes, governadores e ministros de seu governo, foi um dos pontos defendidos pelo ex-presidente Lula em seu discurso histórico dado em São Bernardo do Campo há duas semanas. Assim como pregou o ex-mandatário, o comitê será semanal.

"Você sabe que a arte de governar não é fácil; é a arte de saber tomar decisão. Então, o presidente da República que se respeitasse e que respeitasse o povo brasileiro, a primeira coisa que ele teria feito em março do ano passado, era criar um comitê de crise. Envolvendo o seu ministro da Saúde, envolvendo secretários da Saúde dos estados, envolvendo cientistas da Fiocruz, cientistas do Butantan e outros cientistas. E toda semana orientar a sociedade brasileira sobre o que fazer", disse Lula no dia 10.

"Nós tínhamos um presidente que inventou uma tal de cloroquina, que falava que quem tem medo do covid é maricas, que o covid era uma gripezinha, que o covid era coisa de covarde, que ele era ex-atleta, e que portanto ele não ia pegar. Esse não é o papel, no mundo civilizado, de um presidente da República. Um presidente da República deveria ter esse comitê de crise, e toda semana ter uma voz oficial do comitê de crise orientando a sociedade, visitando os estados, visitando as cidades, vendo as condições dos hospitais, trabalhando pra fazer hospital de campanha onde não tivesse hospital. Tentando evitar que faltasse oxigênio como faltou em Manaus. Esse era o papel do presidente da República", completou.

Desde o discurso do ex-presidente, Jair Bolsonaro tem mudado sua postura pública. O mandatário agora aparece de máscaras, defende a vacinação como "arma" contra a Covid-19 e tenta passar uma imagem de alguém que se preocupou com a pandemia desde o início - o que não é verdade.

"Resolvemos entre outras coisas que será criada uma coordenação junto aos governadores com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos os rumos e o combate ao coronavírus, a unimidade, a intenção de nós cada vez mais nos dedicarmos à vacinação em massa no Brasil”, anunciou Bolsonaro neste dia 24.

Diversas pessoas fizeram esta correlação nas redes sociais, inclusive a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). "Governo Bolsonaro em conjunto com os demais poderes e Ministério da Saúde vão instalar comitê de enfrentamento à pandemia. O mesmo que Lula defendeu criar na semana passada. Nada como um estadista para pressionar o governo a trabalhar. Efeito Lula a todo vapor!", tuitou a parlamentar.

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) divulgou um vídeo mostrando a semelhança entre o que pregou Lula e o que anunciou Bolsonaro. Assista:

https://twitter.com/AlencarBraga13/status/1374786290621775876?s=19
https://twitter.com/gleisi/status/1374727077342158859