Aécio pode presidir comissão de Relações Exteriores da Câmara e Bia Kicis é quase certa na CCJ

Os colegiados, que ficaram sem funcionar em 2020 por conta da pandemia, devem ser instalados nesta quinta-feira (4)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A instalação das comissões permanentes da Câmara dos Deputados está prevista para esta quinta-feira (4). Esses colegiados, que ficaram sem funcionar em 2020 por conta da pandemia, analisam previamente os textos que serão debatidos no plenário da Casa.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante por avaliar a constitucionalidade das medidas propostas, deve ficar com a deputada Bia Kicis (PSL-DF), apesar da grande resistência imposta por vários partidos, que, inclusive, estudam lançar candidatos avulsos.

Os maiores partidos têm prioridade na definição das presidências. A Comissão de Relações Exteriores, bastante disputada pelos partidos, tem como um dos favoritos para a presidência Aécio Neves (PSDB-MG).

Também estão na disputa Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), de acordo com reportagem de Lauriberto Pompeu, no Congresso em Foco.

Lista preliminar de indicações

CCJ: Bia Kicis (PSL-DF); Desenvolvimento Econômico: Otto Alencar Filho (PSD-BA); Finanças e Tributação: Julio César (PSD-PI); Saúde: Dr. Luizinho (PP-RJ); Agricultura: Aline Sleutjes (PSL-PR); Minas e Energia: Édio Lopes (PL-RR); quer disputar: Carlos Chiodini (MDB-SC).

Ciência e Tecnologia: Vitor Lipp (PSDB-SP); Relações Exteriores: Aécio Neves (PSDB-MG), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP); Viação e Transportes: Gutemberg Reis (MDB-RJ); Trabalho, Administração e Serviço Público:  Afonso Motta (PDT-MS).