Governo Bolsonaro resolve comprar vacinas Pfizer e Janssen contra Covid-19

A decisão pela aquisição dos dois imunizantes ocorreu após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto que facilita a compra de vacinas por União, estados, municípios e empresas

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Depois de muita pressão e com atraso, o Ministério da Saúde do governo de Jair Bolsonaro definiu, nesta quarta-feira (3), que vai assinar contrato para aquisição de vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen.

Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da próxima semana, de acordo com informações de Delis Ortiz e Paloma Rodrigues, no G1.

O imunizante da Pfizer é o único que obteve registro definitivo de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O da Janssen foi liberado por autoridades sanitárias de outros países.

Reclamação

O governo Bolsonaro sinalizava que não estaria disposto a comprar vacinas da Pfizer, pois alegava que o laboratório impunha condições “draconianas”. A reclamação principal era a de que a Pfizer não se responsabilizaria por eventuais efeitos colaterais da vacina.

A definição pela aquisição dos dois imunizantes ocorreu após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto que facilita a compra de vacinas por União, estados, municípios e empresas.