Fernanda Melchionna vai à Justiça para impedir posse de Bia Kicis caso seja eleita na CCJ

“Bia Kicis é um perigo para o país: propagadora de mentiras, aliada do vírus, inimiga das liberdades democráticas e do povo”, afirma a deputada do PSOL

Fernanda Melchionna - Foto: CMPACréditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) ingressou com uma ação na Justiça, nesta quarta-feira (3), com o objetivo de impedir a candidatura e eventual posse de Bia Kicis (PSL-DF) na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa.

Fernanda argumenta que Bia Kicis defende temas que afrontam diretamente o estado democrático de direito, o pluralismo político, os direitos e liberdades fundamentais. Ela, inclusive, já se posicionou, em plenário, favoravelmente a pautas como intervenção militar.

A ação menciona, ainda, que Kicis é investigada em inquéritos envolvendo fake news, juntamente com Daniel Silveira (PSL-RJ), e que a deputada tem prejudicado o combate à pandemia divulgando notícias falsas e ensinando como burlar orientações de autoridades sanitárias, como o uso de máscaras.

“Bia Kicis é um perigo para o país: propagadora de mentiras, aliada do vírus, inimiga das liberdades democráticas e do povo, aliada de primeira hora do genocida que ocupa a presidência da República. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para impedir que ela assuma a presidência da comissão mais importante da Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda.

Perseguição e censura

A ação diz, ainda, que permitir que a parlamentar assuma “as competências, prerrogativas e poderes que advêm da presidência da CCJ é abrir novamente a possibilidade concreta do estabelecimento da perseguição política, da censura, da criminalização da política, sob o véu ilusório de uma suposta legalidade”.

O instrumento utilizado por Fernanda já foi usado anteriormente para impedir que Cristiane Brasil, que assumiria o Ministério do Trabalho em 2018, fosse barrada por ação judicial, que considerou as condenações dela em ações trabalhistas.