PSL ganha comando da CCJ e deve indicar Bia Kicis, defensora da intervenção militar

Veja como ficou a distribuição por partidos de todas as comissões da Câmara Federal

BIa Kicis - Foto: Edison Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Suspeita de financiar atos em favor do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de já ter discursado em defesa da intervenção militar, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) será indicada para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, considerada a mais importante do parlamento.

Bia integra a chamada ala ideológica do governo federal e é uma das aliadas mais fiéis de Jair Bolsonaro. Ela defende o uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19 e é contrária à utilização de máscaras e do isolamento social.

A definição sobre quais partidos ficarão com as respectivas comissões ocorreu nesta terça-feira (9), durante encontro entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários. A previsão é que a instalação das comissões da Câmara aconteça nesta quarta (10), de acordo com informações de Lauriberto Pompeu, do Congresso em Foco.

A indicação para o comando da CCJ ficou para o PSL, o maior partido da Casa. A CCJ é considerada a mais importante por analisar a constitucionalidade de todas as matérias a serem debatidas.

Algumas comissões ainda não têm a presidência definida, pois os partidos não definiram oficialmente os nomes.

Veja como ficou a distribuição:

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: PP; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: PSB; Constituição e Justiça e de Cidadania: PSL; Cultura: PCdoB - Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA); Defesa do Consumidor: Republicanos.

Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços: PSD; Desenvolvimento Urbano: MDB; Direitos da Mulher: PSL; Direitos da Pessoa Idosa: Patriota – Deputado Dr. Frederico (Patriota-MG); Direitos das Pessoas com Deficiência: PT- Deputada Rejane Dias (PT-PI).

Direitos Humanos e Minorias: PT; Educação: DEM – Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO); Esporte: PSB; Finanças e Tributação: PL; Fiscalização Financeira e Controle: Solidariedade – Deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia: PL; Legislação Participativa: PT; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: PSL – Deputada Carla Zambelli (PSL-SP); Minas e Energia: PSDB – Deputado Edio Lopes (PL-RR) - partido fez permuta.

Relações Exteriores e Defesa Nacional: PP – Deputado Aécio Neves (PSDB-MG) - partido fez permuta; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: PTB; Seguridade Social e Família: PSD – Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) - partido fez permuta.

Trabalho, Administração e Serviço Público: PDT – Deputado Afonso Motta (PDT-RS); Turismo: Podemos; Viação e Transportes: MDB.

Fonte: Agência Câmara de Notícias