Alerj vota projeto de Carlos Minc e Ceciliano que pode impedir implementação do "Escola Sem Partido"

Texto estabelece que professores e alunos têm liberdade de opinião e veda gravações sem autorização de docentes em sala de aula

Alerj/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar nesta terça-feira (20) um projeto do presidente da Casa, André Ceciliano (PT), e do deputado Carlos Minc (PSB), que poderá impedir a implantação do movimento "Escola Sem Partido" no estado.

Segundo reportagem do portal Agenda do Poder, o texto estabelece que “todos os professores, estudantes e funcionários das escolas sediadas no Estado do Rio de Janeiro são livres para expressarem pensamentos e opiniões”.

O texto também prevê que será vedado, no ambiente escolar, “o cerceamento de opiniões mediante violência ou ameaça”.

Além disso, o projeto assegura que “professores, estudantes ou funcionários das escolas públicas e privadas só podem ser filmados ou gravados durante aulas ou atividades de ensino mediante autorização expressa de quem será filmado ou gravado”.

O Escola sem Partido é um movimento que afirma existir “doutrinação política e ideológica” nas instituições de ensino. O movimento é contestado por professores e acadêmicos, que dizem se tratar de perseguição aos docentes.