Salles quer formar milícia ambiental com dinheiro de países ricos para a Amazônia, denunciam ONGs

Governo Bolsonaro pediu ajuda financeira às nações desenvolvidas para combater o desmatamento. Entidades alertam para uso político da verba

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Entidades voltadas para questões climáticas denunciam que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, quer criar o que chamam de "milícia ambiental" com o US$ 1 bilhão que está pedindo aos países ricos para combater o desmatamento na Amazônia. A informação é de Malu Gaspar, no jornal O Globo.

Em reuniões prévias à Cúpula do Clima com representantes dos Estados Unidos e de financiadores europeus, o ministro tem defendido a formação de um Força de Segurança Ambiental. Segundo ele, patrulha armada poderá substituir a ação da Polícia Federal e dos órgãos como o Ibama e ICMBio.

Para entidades, o interesse de Salles é direcionar as ações de combate ao desmatamento de acordo com objetivos políticos. Consultadas pelos países que participaram dos encontros com o ministro, as organizações deixaram claro que não aprovam a ideia da patrulha.

“Já existem órgãos capazes de realizar essa fiscalização, como Ibama e o ICMbio, que o ministério do Meio Ambiente vem desmontando. Só que esses órgãos priorizam o interesse público, e o que Salles quer de fato é ter uma milícia oficial que obedeça somente a ele”, afirmou Márcio Astrini, diretor  do Observatório do Clima, em entrevista ao jornal.

Nesta quarta-feira (21), internautas mobilizam nas redes sociais um "tuitaço" que pede a saída de Salles do Ministério do Meio Ambiente. O ministro, no entanto, foi às redes para ironizar a mobilização virtual. Ele compartilhou a convocação do ato e, em tom de ironia, escreveu: “Amanhã é dia”. A legenda ainda foi acompanhada de um emoji com um beijo e um coração.