Paulo Teixeira: "Impeachment passou a ser realidade e país vive tempestade perfeita"

Para o deputado, CPI do Genocídio deve criar "ambiente político" favorável para o impedimento de Bolsonaro. "Tudo vai contra o governo", afirma

Deputado federal Paulo Teixeira (PT). (Foto: Lúcio Bernardo Júnior/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou em entrevista ao Fórum Onze e Meia, nesta quarta-feira (28), que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, criada para investigar as ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro na pandemia, pode criar "ambiente político" para o impeachment do presidente. Segundo ele, o país vive uma "tempestade perfeita" para isso.

"Estamos entrando no que os teóricos chamam de uma 'tempestade perfeita'. Tudo vai contra o governo. Uma crise social imensa, crise econômica expressiva, dificuldade na ação parlamentar e queda de popularidade. Eu acho que pode ter um ambiente para um pedido de impeachment", afirma o parlamentar.

Teixeira explica que a CPI da Covid-19, apelidada de CPI do Genocídio pela oposição, deve reforçar a insatisfação contra o governo, gerando maior pressão por parte da população para o impedimento do presidente.

"O processo de impeachment tem relação direta com o desgaste do governo nas ruas. Essa CPI terá um prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, e ela pode criar o ambiente político para o pedido de impeachment. Hoje, o pedido não tramita porque o presidente da Câmara não põe para votar. Agora, com toda a sociedade pedindo, ele não tem como impedir", destacou o parlamentar.

Em apenas um dia de funcionamento, a CPI da Covid-19 recebeu ao menos 173 requerimentos de senadores. Parlamentares pedem informações sobre colapso em Manaus, compra da vacinas e insumos, assim como a promoção de medicamentos que não têm eficácia contra a doença.

Entre os requerimentos há pedidos para que sejam ouvidos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e os seus três antecessores, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, também foi convocado. Todos os pedidos precisam ser pautados pelo presidente eleito da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), para serem votados.

Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=WD65FHaL_kc