Lula: “Bolsonaro agiu de forma infantil e carrega boa parte das mortes pela Covid nas costas”

Ex-presidente disse que é preciso ir fundo na CPI. “Uma sociedade que chora por 450 mil mortos não pode assistir um presidente passeando de moto sem oferecer um gesto de condolências pelo luto de milhares de famílias no seu país”

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que a CPI do Genocídio tem o papel nobre de descobrir o que é o desgoverno do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no tratamento com a pandemia do coronavírus. Para ele, “Bolsonaro agiu de forma infantil e carrega boa parte das mortes pela Covid nas costas”.

Lula afirmou ainda, durante participação no programa Onze e Meia, nesta quinta-feira (27), que o grande número de mortos em decorrência da Covid-19 no Brasil se deve, em grande parte “à irresponsabilidade, a falta de organicidade, liderança e respeito do governo, a negação de comprar as vacinas no momento certo”.

“Eu acho que boa parte dessas pessoas que morreram a gente tem que debitar nas costas do presidente Bolsonaro e das pessoas que, subordinadas a ele, seguiram a orientação dele ao invés de seguir a orientação da ciência”, disse ainda.

Para Lula, “o presidente não vai escapar da culpabilidade. Pode não ser agora, pode ser amanhã, mas é importante que o presidente carregue nas costas a responsabilidade por uma parte muito grande das pessoas que morreram. Não é que ele as matou. Ele deixou de salvá-las porque foi irresponsável”.

Sobre a CPI do Genocídio, Lula disse que é preciso ir fundo. “Uma sociedade que chora por 450 mil mortos não pode assistir um presidente passeando de moto sem oferecer um gesto de condolências pelo luto de milhares de famílias no seu país”.

“Essas pessoas que estão mentindo descaradamente na CPI precisam passar por uma acareação. Em algum momento essa gente vai precisar ser punida”, concluiu.