Teich diz que deixou governo por conflitos sobre cloroquina: "Sem liberdade para atuar segundo minhas convicções"

Ex-ministro da Saúde alega que não foi consultado sobre a produção do medicamento pelo Exército. "Não participei disso", disse

Reprodução/TV Senado
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich reafirmou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta quarta-feira (5), que escolheu deixar o cargo após divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao uso da cloroquina contra a doença. O médico disse que não tinha liberdade para atuar no governo segundo suas "convicções".

O comentário do ex-ministro foi feito logo no início de sua fala, antes dos questionamentos do relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo ele, a conduta do presidente em defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada era "inadequada".

"Essa falta de autonomia ficou mais evidente em razão das divergências com o governo quanto à eficácia e extensão da cloroquina no tratamento de Covid-19. Enquanto minha convicção pessoal, baseada em estudos, era de que naquele momento não existia eficácia para liberar, existia um entendimento diferente do presidente, que era amparado por outros profissionais, até pelo Conselho Federal de Medicina. Isso foi o que motivou minha saída. Sem liberdade de conduzir o ministério conforme minhas convicções, decidi deixar o cargo", disse Teich.

O ex-ministro alega ainda que não tinha conhecimento nem foi consultado sobre a fabricação de cloroquina pelo Exército, assim como a sua distribuição pelo país. "Eu não participei disso. Se aconteceu alguma coisa, foi fora do meu conhecimento. Eu tinha uma posição muito clara em relação não só a cloroquina, mas qualquer medicamento", afirmou.

Nesta terça-feira (4), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta revelou que o governo Bolsonaro chegou a avaliar um decreto para alterar a bula da cloroquina para que o remédio fosse indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).