Fugiu: Com aval do STF, governador do Amazonas diz que não vai depor na CPI do Genocídio

Wilson Lima obteve habeas corpus da ministra Rosa Weber para ficar em silêncio ou não comparecer à comissão. Depoimento estava marcado para esta quinta-feira

Wilson Lima, governador do Amazonas, e Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)
Escrito en POLÍTICA el

Após receber proteção do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), decidiu não comparecer em depoimento à CPI do Genocídio, que ocorreria nesta quinta-feira (10). A informação é do portal R7.

Na noite desta quarta-feira, a ministra Rosa Weber, do STF, concedeu habeas corpus ao governador, o que lhe garantiu o direito de não ir à comissão ou de ficar em silêncio durante os questionamentos. A decisão da ministra gera jurisprudência e abre precedente para os outros oito governadores convocados a depor na comissão.

“Reitero o caráter preventivo deste writ para enfatizar que, embora repute de todo improvável o não resguardo espontâneo, pela CPI-Pandemia, dos notórios direitos ao silêncio e à assistência de advogado, a concessão da ordem, nessa parte, serve a rigor como mera lembrança desses direitos às autoridades parlamentares”, decidiu a ministra.

Além de Wilson Lima, a CPI já aprovou a convocação de Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI) e Marcos José Rocha dos Santos (RO). Também foi convocado o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.

Wilson Lima foi escolhido como primeiro a depor depois da ação da Polícia Federal no último dia 2 no Amazonas. Na ocasião, o governador foi alvo de busca e apreensão em sua casa. O secretário de Saúde do estado, Marcellus Câmpelo, teve prisão temporária decretada.