DEM oficializa expulsão de Rodrigo Maia, que deve ir para o PSD

O ex-presidente da Câmara rompeu com o partido após ser traído na eleição que sagrou Arthur Lira (PP) como seu sucessor

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A Executiva Nacional do Democratas decidiu nesta segunda-feira (14) oficializar a expulsão do deputado federal Rodriga Mais (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, de seu quadro de filiados após ataques do parlamentar ao presidente do partido, ACM Neto.

Em nota, a legenda informa que a decisão foi unânime. "Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha. A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado", afirmam.

Maia já havia entrado com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar a sigla por “justa causa”, devido à traição durante a eleição de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro (Sem partido), para o comando da casa. O parlamentar havia formado um arco de alianças em torno de Baleia Rossi (MDB-SP), que desmoronou com apoio do DEM.

O deputado deve, agora, migrar para o PSD de Gilberto Kassab, que já recebeu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Paes também integrava o DEM. A mudança tratou de sinalizar uma abertura para uma frente anti-bolsonarista no estado do Rio em 2022 que reúna o prefeito da capital e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) em uma mesma chapa. Maia também entraria nessa.

Enquanto Paes migrou do DEM para o PSD, Freixo foi do PSOL para o PSB. Essa composição teria o apoio do ex-presidente Lula (PT), que se reuniu com os dois durante viagem à capital carioca na última semana.