Lideranças do PCdoB lamentam desfiliação de Flávio Dino: "Nos encontraremos na luta"

O governador do Maranhão fez o anúncio nesta quinta-feira, mas não divulgou qual será seu destino

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Lideranças do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentaram nesta quinta-feira (17) o anúncio de desfiliação feito pelo governador Flávio Dino, do Maranhão. Dino era o único governador do PCdoB e ainda não anunciou para qual legenda migrará, apesar de seu nome ser ventilado no PSB.

"Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PCdoB. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido. Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos", disse a ex-deputada Manuela D'Ávila.

"Sou dirigente do PCdoB e sei que encontraremos solução para os nossos desafios", afirmou. Na sequência, ela citou um poema de Carlos Drummond de Andrade: "Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperança.s Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. O presente é tão grande, não nos afastemos Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas".

O deputado federal Orlando Silva (SP) lembrou do momento em que Dino ingressou no partido: "Com alegria estive na filiação de Flávio Dino. Orgulhoso, estive ao seu lado em cada construção política. Com emoção vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim. Triste com a saída do PCdoB! Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas! Abraço, Flávio!".

O presidente do PCdoB do Maranhão e secretário de Cidades do governo Dino, Márcio Jerry, também se manifestou nas redes. "Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, governador Flávio Dino , que nesta data pediu desfiliação do PCdoB. Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns", escreveu.

"Flávio Dino não saiu da trincheira em que o PCdoB atua, apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil", completou. "Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o governo Dino mantendo o MA no rumo certo sob sua liderança. Avante, firmes na luta!", finalizou.

A deputado Perpétua Almeida (AC) destacou a construção de "uma página de luta e beleza na história centenária do PCdoB" com Dino. "Sua decisão indica a necessidade de atitudes urgentes pela honra do legado, pela luta presente e pelo tributo ao futuro q cabem ao Partido Comunista do Brasil. Seremos sempre camaradas", afirmou.

A Fórum acionou também a deputada Jandira Feghali (RJ) a bancada do PCdoB na Câmara, que ainda não se pronunciaram.

Ricardo Capelli

O jornalista e secretário de Comunicação do governo estadual, Ricardo Cappelli, também foi às redes sociais para informar que seguiu o mesmo caminho de Dino. Assim como o governador, ele não informou para qual legenda migrará.

https://twitter.com/ManuelaDavila/status/1405584333595889671
https://twitter.com/orlandosilva/status/1405580197668298767
https://twitter.com/marciojerry/status/1405587626497818629
https://twitter.com/perpetua_acre/status/1405598118574428162