Cármen Lúcia manda Ricardo Salles entregar passaporte

Ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro pediu demissão nesta semana; a partir de agora não pode mais deixar o país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A ministra Cármen Lúcia do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles entregue o passaporte à Polícia Federal.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, os advogados do ex-ministro já foram intimados. A partir disso, Salles não pode deixar o país.

"Uma vez exonerado do cargo de ministro, ele não deveria mais estar sob a jurisdição do STF, já que perdeu o foro privilegiado. "A politização do Supremo Tribunal Federal é ruim para qualquer um dos lados", diz o advogado Roberto Podval, que representa o ex-ministro.?

Antes de decidir, Cármen Lúcia abriu vista para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deu o parecer favorável à apreensão do passaporte. Eles argumentaram que a medida era necessária para preservar as investigações.

Demissão

Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente na tarde desta quarta-feira (23). Sua exoneração já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Em seu lugar, assumirá como ministro Joaquim Alvaro Pereira Leite, ex-conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Recentemente, Salles comprou uma casa em uma das regiões mais arborizadas e nobres de São Paulo (SP). Trata-se de um imóvel de dois andares na rua Honduras, no Jardim América, Zona Oeste da capital paulista, próximo ao Club Athletico Paulistano, frequentado pela elite da cidade. Na região uma casa como a do agora ex-ministro custa em torno de R$15 milhões.

Salles teria alegado “motivos familiares” para deixar o cargo, mas sua demissão vem em meio à pressão de investigações por corrupção que pesam contra ele.

Reportagens relacionadas:

Relembre escândalos de Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro que passou a boiada no Brasil

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente acusado de corrupção, pede demissão

Delegado que comandou buscas contra Ricardo Salles perde função de chefia

Ministro Ricardo Salles compra mansão em uma das regiões mais caras e arborizadas de SP

No Dia do Meio Ambiente, animação mostra Ricardo Salles sendo “derrubado” pela floresta: “Um sonho”; assista

Planalto teme que Alexandre de Moraes determine prisão preventiva de Ricardo Salles