PF abre inquérito pra investigar compra da Covaxin

Três meses após Bolsonaro ser comunicado do caso, Justiça acionou a PF

Vacina Covaxin - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal instaurou um inquérito nesta quarta-feira (30) para investigar as denúncias de irregularidades na compra da vacina Covaxin pelo governo Jair Bolsonaro. O inquérito foi aberto a pedido do Ministério da Justiça três meses depois do episódio denunciado pelos irmãos Miranda.

O inquérito foi encaminhado para o Serviço de Inquérito Especiais (Sinq) pelo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, após pedido do ministro Anderson Torres. O caso veio a público através da CPI do Genocídio, que obteve um depoimento do servidor Luis Ricardo Miranda ao Ministério Público contando que sofreu pressões para agilizar a compra no Ministério da Saúde.

Após a divulgação do depoimento, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), irmão do servidor, revelou que havia comunicado o presidente da República sobre a situação e que Bolsonaro teria lhe informado que acionaria a PF, o que não ocorreu.

Em depoimento à CPI, o parlamentar afirmou que o mandatário disse que o suposto superfaturamento teria relação com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.

Ainda nesta quarta-feira, a Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu abrir uma investigação criminal sobre o caso.

Com informações de Estadão, G1