Eduardo Leite respalda prisão de mulher que bateu panela contra Bolsonaro

Governador do Rio Grande do Sul parece ter dificuldades para se afastar do bolsonarismo

Jair Bolsonaro e Eduardo Leite durante evento em dezembro de 2020 | Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, fez uma sequência de tuítes neste sábado (10) demonstrando estar de acordo com a prisão da manifestante que protestava com panelaço contra a motocada realizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Porto Alegre.

Leite exaltou a atuação da Brigada Militar que, segundo ele, "atuou para garantir a ordem e a segurança a manifestantes de ambos os lados". O tucano afirma que a manifestante presa, Betina de Jesus, fez "ameaças de agressão e desacato a policiais".

"Relatos são que a manifestante foi abordada e solicitada por diversas vezes a se afastar do leito da via, de forma a evitar acidente. Apesar das tentativas de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar motociclista e manteve ameaças", declarou.

Para ele, "evidências apontam que o recolhimento da manifestante foi justificado".

Betina já foi liberada e concedeu entrevista ao Sul21, onde criticou o tucano. "“Eu não estava lá agredindo motoqueiros, nem chutando motos como o governador Eduardo Leite colocou no post dele. Eu estava batendo panela mesmo", declarou a mulher. “Eu fui um boi de piranha para servir de exemplo para outros não fazerem", completou.

O vereador Matheus Gomes (PSOL), que acompanhou a libertação da manifestante, havia cobrado um posicionamento do governador e apontado conivência diante do silêncio - o que se comprovou após o posicionamento. A sequência de tuítes mostra que, apesar de Leite tentar se colocar como um candidato de terceira via, ele ainda tem dificuldade para se afastar do discurso bolsonarista.

Atualização às 21h50

https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1413925824449888256
https://twitter.com/matheuspggomes/status/1413912159143268352