Emanuela Medrades: quem é a representante da Precisa Medicamentos, que assina o contrato da Covaxin?

Emanuela Medrades é uma das responsáveis pelas negociações no processo de importação da vacina indiana ouvida agora na CPI. Siga ao vivo

Emanuela Medrades (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos, é a personagem de terça-feira, dia 13, na CPI da Pandemia da Covid-19. Ela foi a representante oficial da Bharat Biotech, fabricante da vacina indiana Covaxin, cuja negociação com a Precisa virou alvo da CPI por ter sido contratada pelo governo federal, mesmo com o preço mais caro entre as candidatas e sem qualquer aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na época.

Ela pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que garanta o direito de não comparecer à CPI. Seu pedido foi negado pelo Presidente do Supremo Luiz Fux, mas foi concedido o direito de permanecer em silêncio.

Depoimento dos Irmãos Miranda

Após o depoimento dos irmãos Miranda, o ministério da saúde suspendeu o contrato para a compra do imunizante por conta das denúncias de irregularidades levadas para a CPI por meio do deputado federal Luis Miranda, que disse também ter levado as informações até o presidente Jair Bolsonaro.

Por conta disso, a Precisa Medicamentos passou a ser apontada como a empresa responsável por realizar a ponte entre o governo federal e o laboratório que produz a vacina Covaxin na Índia e os senadores tentam esclarecer os detalhes da negociação e se houve algum crime de corrupção por parte do Ministério da Saúde.

A CPI também já autorizou a quebra dos sigilos telefônico e telemático da diretora.

O sócio da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, também foi convocado à CPI, e teve o direito de permanecer em silêncio concedido pela ministra do STF Rosa Weber. Após a decisão, os senadores optaram pela não convocação de Maximiano.

https://www.youtube.com/watch?v=64Iq1JBXnL8