Bolsonaro foi levado a UTI e intubado, diz Flávio

O filho do presidente Jair Bolsonaro disse que internação foi por "precaução"

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) confirmou em entrevista neta quarta-feira (14) que o presidente Jair Bolsonaro precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi intubado em Brasília. O presidente foi transferido para o hospital de luxo Vila Nova Star, em São Paulo, por conta de uma obstrução intestinal.

"Foi realmente para uma Unidade de Tratamento Intensiva, para ficar ali em observação, com os cuidados melhores. Chegou a ser intubado, sim, para evitar que ele bronco aspirasse o líquido que tava vindo do seu estômago. Isso já havia acontecido em uma das cirurgias passadas que ele fez. Por precaução, apenas, nada de grave", disse o senador em entrevista à rádio Jovem Pan.

O presidente, após passar mal e se queixar de fortes dores na região do abdômen, havia dado entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA) de Brasília na parte da madrugada e a expectativa, a princípio, era que ele passasse por exames e apenas ficasse em observação por 48 horas.

A situação, no entanto, mudou. Bolsonaro precisou ser levado a UTI e transferido para São Paulo.

Cirurgia de emergência?

Apesar de a escassez de informações sobre o real estado de saúde, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, médico de confiança de Bolsonaro, foi enviado a Brasília. Ele foi o responsável pela intervenção cirúrgica após episódio do atentado a faca que o chefe do Executivo sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Ao chegar no HFA, o médico recomendou que o presidente fosse levado à São Paulo para mais exames. Uma cirurgia de emergência ainda pode ser realizada.

1 kg de conteúdo fecal

Informações apuradas pela Fórum dão conta de que, no HFA, Bolsonaro foi submetido a um procedimento com sonda nasogástrica em que foram retirados cerca de 1kg de conteúdo fecal. Isso porque a obstrução intestinal é um bloqueio total do cólon (intestino grosso) que impede a passagem do material fecal circulante daquela região.

Com informações do Uol