CPI retorna com depoimento de reverendo que negociou vacinas

Amilton Gomes, envolvido no suposto esquema da Davati, será ouvido no dia 3, segundo CNN

O reverendo Amilton de Paula – Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

A CPI do Genocídio já definiu quem serão os primeiros depoentes quando os trabalhos forem retomados, na próxima semana. A comissão teve que paralisar as oitivas em razão do recesso parlamentar.

Leia também: A CPI do Genocídio e as corrupções do governo Bolsonaro

Segundo informações reveladas pela CNN Brasil nesta segunda-feira (26), o reverendo Amilton Gomes será o primeiro depoente nesta retomada da CPI, no dia 3 de agosto. Presidente do grupo evangélico SENAH, Gomes foi um dos responsáveis por fazer a ponte entre a Davati Medical Supply com o Ministério da Saúde em um negócio suspeito.

A empresa estadunidense teria oferecido 400 milhões de doses de vacinas Oxford/AstraZeneca ao governo brasileiro.

Reportagem exibida no Jornal Nacional, da TV Globo, em 5 de julho mostrou ainda que Gomes indicou à Davati empresa ligada a um empresário que já foi preso por fraude multimilionária nos EUA. Essa entidade receberia repasses de valores de comissões.

O reverendo foi convocado para a CPI no dia 14 de julho, mas o depoimento precisou ser adiado por questões de saúde.

Outro que deve depor na semana da retomada é o empresário Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos.

CPI Prorrogada

A CPI foi oficialmente prorrogada por mais 90 dias em 14 de julho, apesar de as pressões do Planalto pelo encerramento. A comissão foi instalada em 27 de abril para investigar as ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro na condução da pandemia de Covid-19. Requerimento apresentado por senadores permite a continuidade da comissão até 5 de novembro. Há, no entanto, a possibilidade dela ser concluída antes.